Certificado digital: a importância para o seu negócio

Certificado digital: a importância para o seu negócio

Você já ouviu falar em Certificado Digital? Muito provavelmente sim, mas você entende do que se trata? Pois neste post vamos falar um pouco desse produto que é de uso obrigatório para milhões de empresas no Brasil.

O uso e o mercado de certificados digitais no País se encontra em plena expansão, já que ele é obrigatório por lei. De acordo com o ITI – Instituto de Tecnologia da Informação do Governo Federal, entre os meses de julho de 2017 e junho de 2018, a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil emitiu 3.858.891 certificados digitais, o que representa aumento de 13,83% quando comparado com o mesmo período entre 2016 e 2017. Também houve crescimento na comparação entre as emissões do ano. Até junho de 2018, foram emitidos 2.066.663 certificados contra 1.795.481 no primeiro semestre do ano passado – aumento de 15,10%.

As Autoridades de Registro, órgãos responsáveis por essas emissões, comumente são empresas privadas que geram esse certificado. Com o crescimento do empreendedorismo, as novas empresas abertas diariamente necessitam de um certificado – bem como as já existentes que estão se adequando às legislações – para poderem cumprir suas obrigações com o Fisco. Em vista desse cenário, também são criadas empresas que são Autoridades de Registro, como a Auditto, que fornece esse certificado digital.

Mas o que é certificado digital?

O certificado digital é a identidade digital da pessoa física e jurídica no meio eletrônico. Essa assinatura eletrônica garante a autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio dos documentos e declarações, garantindo validade jurídica em todas as operações que são realizadas eletronicamente, em especial para empresas que emitem nota fiscal eletrônica (NF-e). Ter um certificado digital proporciona segurança e confiabilidade no processo de emissão. Dessa forma, durante uma fiscalização, a prefeitura ou a Sefaz pode identificar alterações indevidas nos documentos fiscais.

Os certificados podem ser de dois tipos:

  • A1 – é emitido e armazenado no computador ou no dispositivo móvel (smartphone ou tablet), podendo ser utilizados em várias máquinas para validação dos dados. Tem validade de 1 ano.
  • A3 – é emitido e armazenado em mídia física criptográfica (Cartão ou Token), podendo ser levado de um local para outro sem a necessidade de utilização em um único computador autorizado. Tem validade de 1 a 3 anos.

Quais as vantagens em se ter um certificado digital?

Uma importante vantagem é a identificação e integração da Pessoa Jurídica e Pessoa Física com os sistemas eletrônicos dos órgãos públicos e privados. Isso permite ao usuário se comunicar, realizar operações e transações na internet de forma mais rápida, sigilosa, segura e com validade jurídica.

Outro interessante benefício do certificado digital é a possibilidade de ​assinar contratos ou documentos de forma digital. Ao invés de perder tempo e dinheiro com transporte de papéis, a ferramenta da Auditto consegue fazer esse trabalho de forma rápida, prática e online.

Quais as características do Certificado Digital Auditto?

A Auditto proporciona um produto totalmente seguro e sem burocracia, com emissão imediata e por um preço competitivo, que engloba suporte pré e pós atendimento configurado para esclarecer as funcionalidades do certificado (por telefone ou acesso remoto). O Certificado Digital Auditto é aceito em todas as plataformas operacionais.

A Auditto possui perfil de Autoridade de Registro, sendo homologada pelo ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.

Para quem é indicado?

O certificado digital é indicado para Pessoas físicas e Pessoas Jurídicas que tenham necessidade de trafegar e assinar documentos e de realizar transações eletrônicas. Grande parte das prefeituras exige o certificado digital para emitir suas notas fiscais eletrônicas de serviço (NFS-e). Por outro lado, se você gerar a nota fiscal de produto (NF-e), ele é obrigatório em todas situações.O tempo de validade, dependerá do perfil e modelo de escolha do certificado (A1 ou A3).

O que é preciso para ter um?

Para obter um certificado digital, basta entrar em contato com um dos agentes da Auditto e escolher umas das opções que se enquadre ao perfil da empresa. A partir disso, é preciso separar a documentação necessária (estatuto, requerimento de empresário ou contrato social da empresa; alterações contratuais – se houver; e cartão do CNPJ regular) para o agendamento, validação, emissão e conclusão do processo.

Por que procurar a Auditto?

Porque somos uma empresa diferenciada em todos os aspectos, desde as orientações para a compra, instalação e finalização do processo. Nossa equipe é altamente capacitada para proporcionar a melhor solução para o cliente de forma rápida e assertiva. O Certificado Digital Auditto vem para criar um canal seguro de comunicação na transação de documentos fiscais, sendo que o usuário final necessita apenas zelar pelas chaves pública e privada geradas, uma vez que elas são intransferíveis.

(Colaboração: Fábio Correia, Executivo de Certificação Digital da Auditto)

Post by Flavia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
0
image
https://www.auditto.com.br/wp-content/themes/hazel/
https://www.auditto.com.br/
#26ade4
style1
paged
Carregando...
/home/auditto/www/
#
on
none
loading
#
Sort Gallery
on
no
yes
off
off
off