Como a conciliação de cartão pode melhorar seu negócio

Como a conciliação de cartão pode melhorar seu negócio

Com o aumento da preferência pelos consumidores no Brasil em realizar compras por meio de cartões devido à facilidade no pagamento, entre outros motivos, a atenção deste processo precisa ser redobrada por parte dos comerciantes. A complexidade do mercado de cartões chega até mesmo a ser um entrave na administração das taxas de descontos, recebíveis e todo o processo das vendas com os plásticos, especialmente nas pequenas empresas, que dispõem de menos estrutura. Diversas transações são realizadas diariamente, o que torna importante ter uma gestão mais exata e eficaz.

Nesse ponto, a conciliação de cartão é uma das formas das companhias melhorarem a eficiência das vendas e reduzirem as perdas no negócio. Mas como isso pode melhorar seu negócio? Neste texto vamos detalhar um pouco mais esse assunto e apresentar as melhores soluções e produtos para sua empresa.

O que é a conciliação de cartão?

A conciliação de cartões é uma etapa essencial de qualquer negócio que aceita cartões como forma de pagamento. O objetivo é trazer informações confiáveis e apresentar se as operações de cartão têm acontecido da maneira correta. É importante frisar que em muitos estabelecimentos o pagamento em cartão representa mais de 70% dos recebimentos, logo o lojista precisa entender como esses valores serão retornados a ele. Com esse instrumento é possível verificar a situação de todas as compras efetuadas em cartão de crédito e débito. Nesse relatório, é analisado, principalmente, se as compras foram aprovadas pelas administradoras dentro do tempo acordado com as operadoras de cartão.

Quais são os produtos indicados?

A Auditto, empresa especialista na oferta de soluções completas de softwares de alto valor tecnológico, oferece o Auditto Conciliação, uma ferramenta de gestão que apresenta ao cliente informações importantes para os setores administrativo, contábil, financeiro entre outros, com dados que influenciam novas estratégias de vendas e relatórios detalhados do que o cliente realmente recebeu em conta, evitando o risco de tributação sobre valores não repassados e organizando o processo de contas a receber de cartões.

Quais as vantagens de se fazer a conciliação de cartão?

A principal vantagem é conseguir administrar as vendas de cartões de todas as adquirentes em um único lugar, controlando taxas, descontos, recebimentos, cancelamentos, aluguéis de POS (Point Of Sale – “ponto de venda”, em inglês), antecipações e tudo que é descontado em relação a impostos, tributos e taxas. Além disso:

  • Evita erros nas taxas administrativas, como quando a adquirente cobra uma taxa diferente da que você acordou em contrato;
  • Evita atrasos nos pagamentos, como quando a adquirente paga fora de data, depois do dia correto;
  • Evita o pagamento incorreto do aluguel de maquininha, principalmente na troca de máquina, quando a adquirente não processa a entrega do aparelho e continua cobrando o aluguel da maquininha (POS) inativa.
  • Evita chargebacks (em e-commerces), que é o cancelamento da operação no ambiente virtual, que acontece por fraudes ou então quando o consumidor não reconhece a compra e solicita o cancelamento e estorno do valor;
  • Evita antecipações não solicitadas, como quando a adquirente faz uma antecipação sem que você tenha solicitado, gerando uma cobrança de taxa indevida.

Para quem é indicado obter um serviço de conciliação?

A conciliação de cartão é indicada para qualquer negócio que utilize máquinas de cartão como forma de recebimento, independentemente do volume financeiro e de transações. É importante lembrar que o processo de conciliação, como é feito atualmente, é caro, dá trabalho e leva muito tempo para ser realizado manualmente. Automatizar a conciliação é reduzir custo e aumentar a confiança nas informações, com garantia de recebimento”, explica Luis Rodriguez, especialista em Conciliação de Cartões da Auditto.

Quais os custos e dificuldades principais?

A Auditto trabalha com mensalidades de acordo com a quantidade de transações (vendas) realizadas pelo cliente. Pode ser tanto para um único estabelecimento quanto para um grupo econômico. Uma dificuldade que pode ser encontrada é o cliente entender que a ferramenta é para encontrar erros. As informações trazidas pelo sistema do Auditto Conciliação podem gerar economia quando são usadas de forma estratégica, direcionando as melhores condições comerciais das operadoras de acordo com os dados apresentados nos relatórios.

O que é preciso para se obter essa ferramenta?

O processo para iniciar o trabalho é muito rápido e nosso time está pronto para explicar todos os detalhes. Após a contratação e com o processo de implantação concluído, o cliente passa a ter acesso a uma plataforma online com atualizações diárias dos dados de vendas e pagamentos provenientes das adquirentes, sendo que o “trabalho” do cliente é apenas acompanhar a plataforma e verificar as informações apresentadas. O restante é totalmente automatizado por nosso time!

Por que procurar a Auditto?

A função da Auditto, através do Auditto Conciliação, é auxiliar os clientes na gestão financeira das vendas com cartão, uma vez que é um processo complexo. A Auditto entrega para o cliente uma visão consolidada e simplificada sobre as vendas, pagamentos, taxas, recebimentos bancários, cancelamentos, chargebacks e fluxo de caixa, que são imprescindíveis para a saúde do negócio.

Post by Flavia

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