SPED Fiscal: automação é a salvação

SPED Fiscal: automação é a salvação

Empresas eficientes são organizadas. Isso é fato. O controle de todos os processos e a gestão correta das obrigações acessórias e documentos fiscais é fundamental para garantir o funcionamento correto do negócio. E um dos grandes gargalos desses processos é justamente a parte burocrática. Com tantas obrigações, tributos, taxas e impostos, um sistema automatizado de organização e gestão é essencial para se manter a eficiência operacional, sobretudo quando falamos de SPED Fiscal.

O envio de documentos e informações ao Fisco demanda tempo e atenção. Com as entidades fiscalizadoras aumentando seu poder de auditoria por meio da automação digital, as empresas devem ter segurança e assertividade no envio dos dados, que deve ser feito de maneira ágil. Portanto, perder tempo para fazer isso de forma manual é inaceitável para quem deseja alcançar o sucesso (e se manter nessa posição).

O que é SPED Fiscal?

Nos últimos anos o governo criou e adotou sistemas automatizados na intenção de diminuir a burocracia e tornar mais rápido e padronizado o envio de informações. Um desses sistemas é o SPED Fiscal (Sistema Público de Escrituração Digital da Receita Federal), que abrange as áreas de Escrituração Fiscal Digital (EFD), Escrituração Contábil Digital (ECD) e NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), que veio para unificar as obrigações acessórias e simplificar a forma do Fisco trabalhar, já que o SPED condensa tudo dentro de um arquivo único que o Fisco é capaz de auditar de forma online e automática, e não mais manual como era feito antes.

Dessa forma, a adesão a ferramentas de automação fiscal confere uma série de benefícios às empresas, em especial às pequenas e médias. Entre as vantagens estão a redução de custos e riscos, a precisão e segurança da informação, a integração de dados financeiros e cruzamento de dados, a economia de tempo, a possibilidade de gestão à distância e organização e controle administrativo da empresa.

Como posso obter um sistema de gestão?

Para organizar a parte fiscal de uma empresa, é possível encontrar soluções de mercado que, além de otimizar esses mesmos processos, também são integradas aos ERPs (software de gestão empresarial), diminuindo consideravelmente o retrabalho e permitindo ao gestor dedicar tempo para focar nas decisões estratégicas do negócio.

Nesse caso, para o total controle fiscal e tributário, a Auditto apresenta funcionalidades que parametrizam e cruzam os dados da empresa, o que otimiza o trabalho da equipe contábil e garante a segurança no envio de dados. O sistema Auditto valida as informações através de um ERP constantemente atualizado em relação às mudanças fiscais, garantindo o cumprimento de prazos e a manutenção do compliance fiscal da empresa.

E se eu não entregar, o que acontece?

Como o SPED é obrigatório, caso a empresa deixe de entregar, ou entregar as informações de forma errada, será multada! A previsão de multa sobre um informação inexistente ou incoerente é de 3% sobre o faturamento, ou seja, é algo que ninguém quer que seja contabilizado como despesa, não é mesmo?

Com o nível de detalhamento das informações fiscais, a empresa que contar com um bom sistema para gerar esses dados para o Fisco dificilmente terá algum um erro na sua escrituração. Ter um sistema automatizado de gestão fiscal é primordial para a geração do SPED!

Em quais pontos eu devo ficar atento?

Além de contratar um sistema eficiente e contar com uma equipe capacitada que saiba como gerar os dados e preencher as informações corretas, é necessário que esse sistema tenha todas as regras cadastradas e tenha o campo para a Manifestação do Destinatário.

Essa opção faz com que o gestor não perca nenhum detalhe das informações das notas fiscais de entrada e se manifeste a respeito de uma nota que foi emitida contra o CNPJ daquela empresa. O gestor deve se manifestar a respeito da Ciência da Emissão, Confirmação da Operação, Registro de Operação não Realizada e Desconhecimento da Operação, para identificar se a compra realizada e se as informações da Nota Fiscal Eletrônica estão corretas, evitando fraudes.

Por que devo contratar um sistema automatizado?

Hoje tem tanta informação e obrigações para uma empresa cumprir que se você não tiver tempo hábil para a tomada de decisão, seu negócio pode ruir. Não dá mais para perder tempo fazendo a apuração de auditoria de notas de forma manual, mesmo em pequenas empresas. Se você não receber essas informações o tempo todo num sistema que te dá a visão do Fisco sobre o seu negócio, quando chegar a hora de entregar as informações não será possível saber se existe alguma inconsistência e corrigir esse erro antes do envio, mantendo-se o compliance. 

Quem não tem um sistema desses já está com “teto de vidro”. Se sua empresa pretende ser eficiente e economizar tempo e dinheiro, entre em contato com a Auditto.

(Colaboração: Duilio Ribeiro, Especialista Fiscal da Auditto)

Post by Saulo Novaes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
0
image
https://www.auditto.com.br/wp-content/themes/hazel/
https://www.auditto.com.br/
#26ade4
style1
paged
Carregando...
/home/auditto/www/
#
on
none
loading
#
Sort Gallery
on
no
yes
off
off
off