Auditoria fiscal: agora é a hora de fazer na sua empresa

Auditoria fiscal: agora é a hora de fazer na sua empresa

Novembro e dezembro costumam ser os meses onde as empresas começam a pensar na definição das melhores estratégias e as projeções para o próximo ano. Para isso, no entanto, é necessário realizar uma auditoria fiscal completa a fim de obter dados que servirão de base para esse planejamento. Com a auditoria é possível obter uma análise sobre os aspectos fiscais e administrativos de uma empresa, sendo que ela também evita que a companhia entre na mira do Fisco e seja notificada por quaisquer erros tributários.

Como funciona uma auditoria?

Auditoria é o processo que se usa em uma organização para identificar se os procedimentos planejados estão realmente sendo executados, possibilitando a identificação de perdas, gargalos e falhas que possam estar aumentando os riscos do empreendimento. Geralmente é realizada por um contador ou uma equipe contábil experientes que apontam o que ainda precisa ser feito, permitindo que a organização esteja mais alinhada com o Fisco, minimizando os possíveis erros e mantendo o compliance.

Por que a auditoria pode ser vantajosa para minha empresa?

Uma auditoria poderá trazer a possibilidade de realizar correções na gestão do empreendimento a fim de garantir melhores resultados futuros. Dessa forma é possível otimizar os processos com redução de perdas e custos em todas as etapas da administração. Ou ainda é possível efetuar recuperações de perdas de dados e até mesmo de créditos, analisando-se o passado da organização com ferramentas adequadas. Para isso é necessário um conhecimento avançado da legislação para determinar as possibilidades de recuperação que apenas uma consultoria especializada pode oferecer.

Em uma auditoria fiscal são analisados os principais documentos e declarações de uma empresa, sobretudo os que integram os módulos do SPED fiscal (eSocial, DIRF, DACON, DCTF, GIAs etc.). Essa análise é feita por um software inteligente, que realiza o cruzamento de dados com toda a base legal, fornecendo uma visão do Fisco sobre o seu empreendimento, mas com a vantagem de permitir corrigir antes da entrega todas as incongruências e possíveis fraudes por erros, evitando multas e até mesmo a evasão fiscal.

O que faz um software auditor?

Um software que se coloca como ferramenta de auditoria precisa, obrigatoriamente, fornecer a visão tributária completa da empresa em questão, ou seja, todos os impostos e obrigações, para que seja analisado o compliance da informação, antes de se pensar em recuperação.

É necessário também que o processo de captura e cruzamento das informações sejam da maneira mais automatizada possível para prevenção de erros perante os órgãos fiscalizadores e também para que seja viável economicamente. Como se trata de um programa eletrônico, todas as operações de controle e fiscalização podem ser realizadas da melhor forma possível, com possibilidades mínimas de erros, garantindo a economia de tempo e dinheiro.

Como posso me preparar para fazer uma auditoria fiscal?

Para que uma auditoria seja bem sucedida é necessário que se reúna o maior número possível de documentos relevantes, assim como contar com o auxílio de ferramentas competentes em rastrear e capturar documentos e informações perdidas do passado para que possa ser feito um cruzamento delas, identificando então as oportunidades de recuperação. Somente assim você conseguirá analisar toda a sua gestão fiscal e realizar o planejamento do seu negócio.

Porém, para isso, é imprescindível ter ao lado uma empresa parceira que possa fornecer a melhor maneira de se fazer essa auditoria. Se seu estabelecimento ainda não está totalmente preparado para fazer uma auditoria fiscal, entre em contato com a Auditto!

Post by Saulo Novaes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
0
image
https://www.auditto.com.br/wp-content/themes/hazel/
https://www.auditto.com.br/
#26ade4
style1
paged
Carregando...
/home/auditto/www/
#
on
none
loading
#
Sort Gallery
on
no
yes
off
off
off